Como reduzir o nível de estresse? Descubra em 5 passos

Quanto mais a humanidade aprende, evolui e encontra inovações, mais a rotina fica corrida. Muitas vezes, um dia parece ter apenas 12 horas e um mês sete dias. A velocidade das coisas interfere totalmente no jeito das pessoas encararem os desafios diários e, atualmente, uma pergunta é comum para milhões de cidadãos: como reduzir o nível de estresse?

Se você está se sentindo irritado, indisposto, com insônia, dores no corpo e uma sensação de inadequação constante, possivelmente o estresse esteja agindo em sua rotina. Nessa hora, nada melhor do que uma boa análise para mudar os hábitos com foco em sua saúde, como mostraremos neste post por meio de cinco dicas incríveis. Mas, antes, veja no que consiste o problema propriamente dito!

Descubra o que é o estresse

Sendo uma palavra que está constantemente no noticiário, o estresse consiste em um acúmulo de preocupações que geram situações prejudiciais ao organismo, como aceleração dos batimentos cardíacos e respiração, dores de cabeça e nos músculos, surgimento de acnes ou irritações na pele, queda na imunidade, alterações no apetite, entre outros.

Para evitar que o estresse atinja a sua vida ou que seja apenas como meio preventivo (pisar no freio para evitar um acidente, por exemplo), vamos mostrar agora cinco dicas que poderão ser bem úteis em sua rotina, com foco no bem-estar. Confira!

1. Faça atividades relaxantes 

Uma das grandes dificuldades de muitos seres humanos é justamente relaxar. Portanto, para você reduzir o nível de estresse, a primeira orientação é buscar atividades relaxantes, como a leitura de um livro deitado na rede, em um ambiente calmo ou em uma poltrona bem confortável.

Caminhadas perto de árvores, rios, mar, lagos ou ambientes com a presença de natureza também ajuda. O ideal é você saber do que gosta e reservar um tempo na agenda da semana para fazer isso.

2. Converse com alguém

Quando estamos em um estado de estresse, um vazio se instala internamente. Nessa hora, nada melhor do quer partilhar! Converse com alguém de confiança sobre as suas angústias, expresse os motivos que têm causado irritação ou preocupações, enfim, abra o coração.

Dessa maneira, certamente o nível de tensão vai se reduzir, sendo amenizado pelas palavras e também pelo retorno por parte de quem estiver te ouvindo.

3. Use receitas naturais

Um bom chá de erva cidreira, gengibre ou lavanda pode ajudar a diminuir o nível de estresse. Além disso, existem várias receitas naturais bem eficazes, como um banho aromático, suco de maçã ou de alfafa, além de chá preto etc.

Assim, os seus nutrientes estarão recebendo uma boa dose de fortalecimento, além de relaxar o corpo como um todo.

4. Invista em uma boa noite de sono

Dormir é um excelente remédio desde que seja na medida certa e de uma forma tranquila. Para isso, evite ficar em contato com aparelhos eletrônicos em um período de pelo menos uma hora antes de deitar, como o celular e priorize ficar em um ambiente com escuro absoluto para auxiliar a produção de melatonina.

Deixe o seu quarto limpo e bem arejado. Leia algo que te estimule e não coma alimentos pesados após às 20h.

5. Pratique atividades físicas

A prática de atividades físicas é importantíssima na hora de saber como reduzir o nível de estresse. No entanto, é importante você buscar auxílio de um profissional da área antes de começar, além de respeitar os limites do seu corpo.

Escolha algo que você goste e invista ainda em sua saúde de maneira integral, aliando a movimentação do corpo com uma alimentação saudável. É importante ainda você sempre ficar alerta com os sintomas do estresse, pois o problema pode desencadear situações mais graves, como um infarto, por exemplo.

Seguindo as nossas dicas, certamente o seu nível de estresse vai se reduzir, fazendo com que a qualidade de vida seja uma prática constante em seu dia a dia!

E aí, gostou de aprender sobre o assunto? Então leia agora o nosso post sobre doenças silenciosas e veja como identificar um problema antes que ele se agrave!

131 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.