Entenda a importância da atividade física para sua vida e comece já!

Todo mundo sabe que o sedentarismo faz mal à saúde. Ele nos deixa com baixo condicionamento físico e propensos a desenvolver diversas doenças metabólicas. Mas você sabe exatamente a importância da atividade física para uma vida mais saudável?

A prática regular de exercícios físicos traz benefícios a médio e longo prazo. Esses pontos positivos valem tanto para o corpo quanto para a mente, principalmente quando aliado à alimentação saudável.

Neste artigo, vamos apresentar alguns benefícios de sair do sedentarismo e a importância da atividade física para uma vida melhor. Boa leitura!

Auxilia no tratamento e na prevenção de doenças

Aliar a prática frequente de atividades físicas a uma dieta equilibrada é capaz de auxilar no tratamento e prevenção de várias doenças relacionadas ao metabolismo, como a obesidade. Tratando o excesso de peso, você previne doenças como a hipertensão, a diabetes, o infarto e o acidente vascular encefálico.

Ajuda a deixar o corpo em forma

Os exercícios físicos fazem o organismo gastar mais calorias para serem executados. Dessa maneira, se você mantiver uma alimentação adequada, obrigará o seu corpo a queimar gordura corporal como fonte de energia. O resultado? Perder aqueles quilinhos a mais.

Mas, se a sua intenção é manter o peso ou ganhar massa muscular, não tem problema. As atividades físicas também ajudam nessa missão. Elas fortalecem e auxiliam no processo de hipertrofia dos músculos.

Dá condicionamento físico

O condicionamento físico é a nossa capacidade de se movimentar, como correr, pular ou caminhar, sem se cansar facilmente. Se você já fica ofegante ao subir poucos lances de escadas, pode ser que o seu esteja baixo. Para melhorar isso, somente praticando atividades físicas. Comece aos poucos até que seu corpo esteja mais preparado.

Nos deixa mais feliz

As atividades físicas aumentam a produção de hormônios responsáveis pelas sensações de prazer e bem-estar. Sendo assim, elas são capazes de ajudar na prevenção e no tratamento de problemas psicológicos, como estresse, depressão e ansiedade.

Aumenta a imunidade

Você fica doente com certa frequência? Qualquer gripe ou resfriado te derruba? Então é melhor começar a fazer exercícios físicos. Se movimentar regularmente faz com que o sistema imunológico aumente a produção de células de defesa. Mas, atenção: isso vale para atividades moderadas! As atividades mais intensas podem ter o efeito contrário.

Viu a importância da atividade física para quem quer ter uma vida mais saudável? Vale dizer que, antes de começar a praticá-las, é importante buscar por orientação profissional e, inclusive, visitar um médico para saber qual tipo de atividade você deve procurar. Assim, você saberá quais são as modalidades mais indicadas para o seu caso e os seus objetivos.

A importância das atividades físicas vai além de manter o corpo em forma. Se exercitar melhora o funcionamento de todo o organismo, ajudando a prevenir e controlar doenças e a ter mais bem-estar e qualidade de vida.

Gostou do nosso post? Já que está por aqui, que tal aprender mais sobre estilo de vida saudável? Aproveite e leia o nosso artigo com 5 dicas essenciais para ter boa saúde!

470 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.