O que são doenças silenciosas? Saiba por que você deve ficar atento!

Basta uma dor aqui e um mal-estar ali para a gente já pensar que pode ser alguma enfermidade e buscar por ajuda médica, não é mesmo? Mas você sabia que podemos ter um problema de saúde sem sintomas? Afinal, o que são doenças silenciosas?

Certamente você já ouviu alguma história de alguém que estava aparentemente bem e, sem esperar, descobriu uma doença. Isso acontece porque nem toda enfermidade apresenta sinais claros.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura, pois é em relação a isso que falaremos a seguir!

O que são doenças silenciosas?

Como dissemos, as doenças silenciosas são aquelas que não envolvem sintomas tão óbvios. Muitas vezes, a pessoa só vai se lembrar de algum sinal que teve depois do diagnóstico. Por exemplo, a hipertensão arterial pode às vezes surgir como uma cefaleia ou mal-estar algum tempo antes do aparecimento da pressão alta.

Essas enfermidades são mais comuns do que se imagina e todo mundo está sujeito a desenvolvê-las. A seguir, veja algumas e alguns sintomas:

  • diabetes tipo 2 – polidipsia (sede excessiva), boca seca, polifagia (fome excessiva);
  • AIDS – depressão do sistema imunológico devido a presença de infecções oportunistas;
  • depressão – melancolia, letargia, desânimo;
  • hepatite – mal-estar, prurido;
  • entre outros.

Como saber se tenho algum problema de saúde?

Se as doenças são silenciosas, como saber se tenho alguma delas? Bom, a maneira mais eficaz de se descobrir um problema de saúde é fazendo exames de rotina (o famoso check-up médico).

Essa bateria de exames, que envolve os laboratoriais, clínicos e de imagem, é capaz de diagnosticar uma série de enfermidades ou até alguma alteração no organismo que possa desencadeá-las. Geralmente, para adultos saudáveis é recomendado repetir o procedimento a cada dois anos ou de acordo com a recomendação médica.

Portanto, se você ainda não fez o seu check-up neste período, busque por uma clínica de confiança para realizá-lo. A Integrative conta com métodos de diagnóstico precoce, incluindo termografia, ES Complex e Microscopia de Campo Escuro e Claro, Bioimpedância, Bioressonância , por exemplo.

Como prevenir as doenças silenciosas?

Grande parte das doenças silenciosas é causada pelos maus hábitos adotados no dia a dia. Isso significa que é possível preveni-las adotando um estilo de vida mais saudável. Para tanto, algumas atitudes são necessárias, como:

  • ter uma alimentação saudável;
  • praticar atividades físicas regularmente;
  • usar preservativo nas relações sexuais;
  • dormir bem;
  • manter a vida social ativa;
  • consultar o médico periodicamente.

De que forma a saúde integrativa pode ajudar?

A saúde integrativa é aquela que vê o indivíduo como um todo — e não apenas a doença. Em vez de prescrever somente o medicamento para o tratamento da enfermidade, ela te fornece as ferramentas para que o seu corpo processe a sua melhora. O médico também encaminha o paciente para outros especialistas, como nutricionistas ou psicólogos, se houver a necessidade de uma ajuda complementar.

Dessa maneira, a prática é capaz tanto de prevenir quanto de diagnosticar as doenças silenciosas, pois engloba diversas áreas da saúde e tem uma visão geral da pessoa (física, mental e social).

Muitas pessoas ainda não sabem o que são doenças silenciosas. Isso faz com que elas só descubram o problema de forma tardia, portanto é necessário cuidar do corpo e fazer o check-up conforme a orientação do médico. Assim, é possível ter um diagnóstico precoce e aumentar as chances de sucesso do tratamento.

Gostou deste conteúdo e quer ficar por dentro dos próximos? Então, assine nossa newsletter e receba artigos de qualidade diretamente no seu e-mail!

260 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.