Quer saber como prevenir doenças? Confira 4 cuidados indispensáveis

Você sabe como prevenir doenças? Cuidar da sua saúde é muito importante para garantir uma boa qualidade de vida e, inclusive, ter disposição para viver bem e ser bastante produtivo. Quem já teve problemas de saúde sabe o quanto é difícil se recuperar. Um simples resfriado é capaz de tirar nossas forças e nos deixar de cama por um tempo.

Nesse sentido, a prevenção é o melhor caminho para atingir um maior bem-estar. Criar uma rotina de hábitos saudáveis é fundamental para que você possa desempenhar suas atividades diárias com tranquilidade e livre de preocupação.

Neste artigo, vamos apresentar 4 cuidados indispensáveis para prevenir doenças que comprometem sua comodidade e seu rendimento. Acompanhe!

1. Cuide da higiene

A falta de uma boa higiene abre muitas oportunidades para o surgimento de inúmeras doenças contagiosas. Otite, gripe, hepatite, conjuntivite e problemas intestinais são apenas alguns exemplos de enfermidades que estão diretamente relacionadas à má conservação, infecção cruzada e limpeza corporal.

Hábitos básicos como lavar as mãos adequadamente sempre que necessário, tomar banho ou manter as unhas aparadas são essenciais para cuidar de si mesmo. Mas a higiene precisa se estender ao ambiente em que você vive, tanto no lar quanto no seu trabalho, sempre com uma atenção especial ao banheiro e à cozinha.

2. Adote uma alimentação saudável

A alimentação saudável é fundamental para evitar o surgimento de muitas doenças sérias, como diabetes, obesidade, hipertensão, entre outras. Para fazer uma reeducação alimentar, inicie eliminando de sua dieta alimentos embutidos, gordurosos, enlatados, fritos e com alta concentração de sal ou açúcar.

É claro que vez ou outra você pode comer uma pizza, batata frita ou hambúrguer, mas o importante é que esse tipo de alimento não faça parte da sua rotina.

Em vez de adotar tais hábitos, opte por consumir alimentos ricos em substâncias que auxiliam na nutrição dos tecidos e das células, como frutas, vegetais, alimentos integrais, oleaginosas e grãos. 

3. Tenha um sono de qualidade

Todos os cuidados são imprescindíveis para prevenir doenças, mas dormir bem é um dos mais eficazes. Quando você dorme, seu organismo exerce diversas funções consideradas indispensáveis para proteger a saúde. As diversas reações químicas que acontecem durante o sono ajudam a eliminar substâncias nocivas e, ainda, a fazer um melhor aproveitamento dos nutrientes.

4. Pratique exercícios físicos

Manter seu corpo em movimento é um dos segredos para quem quer melhorar a qualidade de vida. Portanto, a prática de atividades físicas faz com que os riscos de desenvolver doenças diminuam.

Seu coração também agradece quando você faz algum tipo de exercício físico, pois essa prática ajuda a melhorar a circulação sanguínea e reduz a probabilidade de infarto.

Percebeu como prevenir doenças não é algo tão difícil assim? Simples mudanças de hábitos já farão toda a diferença na sua rotina. Também é importante frequentar uma clínica que pensa no todo do paciente, pois isso é fundamental para prevenir problemas de saúde.

Por falar em clínica que se preocupa com o paciente, você já conhece a Integrative? Entre em contato conosco agora mesmo para descobrir como funciona a saúde integrativa e os benefícios que ela tem a oferecer para você!

385 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.