Telemedicina: entenda mais sobre este processo!

Você sabe o que é telemedicina? Trata-se de um processo avançado para monitorar pacientes, trocar informações médicas e análises de resultados de exames que chegou para revolucionar o atendimento médico.

Com a ampliação das tecnologias, a telemedicina é utilizada em diversos países e é respaldada pela legislação e normas médicas internacionais. A modalidade possibilita a ampliação de atendimento, em especial onde o acesso é mais difícil.

Neste artigo, vamos explicar o que é telemedicina, como funciona e as vantagens da modalidade. Boa leitura!

O que é telemedicina?

A telemedicina é uma abordagem médica que oferece atendimento à distância. Por meio de equipamentos eletrônicos, promove assistência remota e faz intercâmbio de informações. Computadores, celulares e tablets conectados à internet garantem agilidade no atendimento remoto. O serviço é utilizado por clínicas, hospitais e profissionais da saúde em diversas partes do Mundo.

A telemedicina possibilita acolhimento e monitoramento das condições de saúde do paciente de maneira rápida, descomplicada e eficiente. Isso tudo sem deixar de lado a medicina presencial, uma vez que essa modalidade não veio para substituir, mas aprimorar o atendimento.

Como funciona?

A telemedicina está englobada na Telessaúde que abrange todo o atendimento remoto. Por meio de tecnologia de ponta, exames, prontuário e laudos ficam disponibilizados na nuvem. Veja as principais áreas.

Telecardiologia

Uma das primeiras áreas a se consolidar. Atua na interpretação de eletrocardiograma, mapa de pressão arterial, holter, ergometria, cálculo de risco cirúrgico, entre outros.

Telerradiologia

Permite o diagnóstico por imagem à distância ou mesmo uma segunda opinião de outro especialista. Podem ser usadas para a telerradiologia o Raio-X, mamografia, ressonância magnética, tomografia, entre outros.

Teleneurologia

Casos de Acidente Vascular Encefálico (AVE – chamado também de AVC) precisam de atenção instantânea e, nem sempre, profissionais com a expertise necessária estão presentes em tempo integral em centros médicos. A teleneurologia permite desfecho clínico positivo e identificação precoce de intervenções cirúrgicas.

Teleassistência

Permite que consultas e monitorias de doentes sejam realizadas à distância. A teleassistência aproxima médicos de pacientes, dando condições para que ele acompanhe com eficiência o quadro clínico em qualquer local do mundo.

Teleducação

A educação a distância tem sido utilizada na medicina para levar conhecimento de qualidade a profissionais da área. A teleducação beneficia o aperfeiçoamento de práticas médicas e o intercâmbio de informações.

Quais as vantagens da telemedicina?

Acesso aos dados

Agiliza o acesso às informações do paciente armazenando os dados e laudos na nuvem. Com isso, profissionais da saúde têm fácil acesso a todas os dados, exames e laudos necessários para avaliar o quadro clínico.

Laudos à distância

Agiliza o processo para entrega de resultados a pacientes e maior quantidade na avaliação, uma vez que amplia o acesso a outros profissionais. Por ficarem armazenados na nuvem, não ocupam espaço físico e podem ser consultados facilmente.

Troca de informações

A telemedicina facilita o acesso de diferentes profissionais aos casos clínicos. Com isso, é possível que seja realizada uma análise multidisciplinar, independente de onde os profissionais de saúde estejam.

Capacitação de profissionais

Profissionais de saúde de qualquer local do mundo podem ter acesso a conteúdo que enriquecerá a atuação. Cursos, palestras e workshops podem ser oferecidos remotamente, ampliando o acesso à informação.

A telemedicina veio para ficar e os avanços beneficiaram a sociedade. Facilitando o dia a dia do paciente e do profissional de saúde, a tecnologia aprimorou o atendimento. Foi possível criar uma prática clínica tendo os recursos tecnológicos como aliados.

Gostou de conhecer melhor e entender o que é a telemedicina? Assine nossa newsletter para continuar recebendo conteúdos como este em primeira mão.

494 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.