Você sabe quais são sintomas de infarto? Confira 6 sinais

Você sabia que alguns sintomas de infarto podem ser detectados antes do seu aparecimento? Essa doença é caracterizado pela obstrução de uma ou mais artérias coronárias, responsáveis por levar oxigênio ao coração. Assim que o infarto acontece, a pessoa tem algumas sensações que podem ajudar a evitar algo pior.

Existem pessoas que estão mais propensas a sofrer um infarto, já que se enquadram nos fatores de risco da doença. Aquelas que fumam ou bebem demais, possuem colesterol alto, são sedentárias, possuem diabetes, são obesas, vivem uma rotina de intenso stress ou possuem casos de infarto no histórico familiar se encontram neste grupo de risco.

Realizar consultas periódicas e exames de rotina podem evitar o infarto. Eletrocardiograma, teste de esforço, exame de sangue e outros procedimentos indicados pelo cardiologista podem detectar alguma obstrução e antecipar um tratamento.

Com o devido cuidado e atenção, é possível identificar os sintomas de infarto e procurar ajuda antecipadamente. Embora seja raro, também é possível sofrer um infarto sem sinais prévios. No entanto, muitas pessoas também podem interpretar os “avisos” como dores sem importância e não relacioná-los a um problema cardíaco.

Neste artigo, explicamos um pouco os principais sinais que, em conjunto, são indicativos de infarto. Acompanhe a leitura!

1. Dor no peito

Os sintomas podem aparecer gradativamente nas semanas anteriores ao infarto. O principal sinal relacionado a esse problema cardíaco é a dor aguda na região do tórax, que pode se espalhar pelas costas, ombros, braços, pescoço e mandíbula.

A dor surge de forma súbita, enquanto a pessoa realizar atividades comuns do dia a dia, e pode durar alguns minutos. A dor também pode se manifestar por meio de uma sensação de formigamento nos braços, queimação e aperto no peito.

2. Náuseas e vômito

As sensações de indigestão, azia e vontade de vomitar podem ser facilmente confundidas com simples problemas digestivos, até mesmo no diagnóstico médico. Trata-se de sintomas que, quando aparecem ao lado de outros indicativos de infarto, devem ser motivos suficientes para procurar um cardiologista.

3. Tontura e suor frio

Outros sintomas que costumam aparecer antes de um infarto são tonturas durante o dia e suor frio. Esse suor aparece em situações em que a pessoa não está sentindo calor.

A sensação de tontura pode colocar em risco não só a pessoa, mas outras que estejam ao seu redor, ao dirigir um veículo, por exemplo. É importante procurar ajuda médica tão rápido quanto possível para ter um diagnóstico e evitar acidentes.

4. Desmaios

Assim como a tontura, desmaios sem um motivo aparente também podem colocar em risco a vida da pessoa que está sofrendo os sintomas de infarto e de outras ao redor. O desmaio pode estar ligado a outros problemas de saúde, por isso é importante procurar ajuda médica rapidamente.

5. Cansaço sem motivo

Outro sintoma comum que precede um problema cardíaco como o infarto é a sensação de cansaço e fraqueza em atividades comuns do dia, como uma caminhada na rua. O cansaço e a falta de ar, principalmente em idosos, podem aparecer até mesmo em situações em que a pessoa não está fazendo esforço físico.

6. Arritmia

A arritmia é a condição de anormalidade no ritmo do batimento cardíaco. Ela pode se manifestar pelo ritmo acelerado (taquicardias) ou quando o ritmo está lento demais (bradicardias). Ambas são graves e devem ser investigadas em exames médicos. A arritmia geralmente é acompanhada da queda de pressão e dos sinais listados aqui anteriormente.

Os sintomas de infarto aparecem precocemente em boa parte dos casos e não podem ser ignorados. Ao sentir os principais indicativos desse problema, é importante procurar um cardiologista com urgência. Principalmente quando uma pessoa apresenta fatores de risco, os cuidados preventivos devem ser prioridades para levar uma vida mais saudável.

Já sentiu algum dos sintomas de infarto? Tem parentes que sofrem problemas cardiológicos? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua experiência conosco.

1,971 Comments