Confira 4 sinais que indicam que o corpo está inflamado

Quando estamos com o corpo inflamado podem ocorrer várias alterações no organismo. São sintomas de que algo não está bem, afetando a nossa capacidade de concentração e interferindo na produtividade. Uma inflamação também pode apresentar riscos à saúde, reduzindo a qualidade de vida.

Neste artigo vamos comentar sobre 4 sinais que indicam a presença de inflamação no corpo e o que pode ser feito para resolver esse problema. Continue a leitura para saber mais!

O que é a inflamação

 A inflamação é uma resposta imunológica do corpo para combater uma lesão ou infecção provocada por vírus, bactérias, parasitas ou fatores diversos, como traumatismos, queimaduras, entre outras ocorrências.

Nesse processo ocorre uma dilatação dos vasos e o aumento do fluxo sanguíneo com outras substâncias que são liberadas no local lesionado, provocando sintomas, como:

  • dor;
  • inchaço;
  • sensação de calor;
  • vermelhidão.

A inflamação pode se apresentar como uma condição aguda ou crônica, dependendo do tempo que os seus sintomas demoram para se manifestar ou que ela precisa para ser curada.

A diferença entre elas é que na inflamação aguda, como ocorre nos casos de amigdalite, os sintomas persistem por pouco tempo.

Já na inflamação crônica, como acontece nos casos de artrite reumatoide, eles são mais específicos, difíceis de serem percebidos e, normalmente, duram mais de 3 meses.

Os sinais de um corpo inflamado

Os sinais de um corpo inflamado podem ser percebidos por diferentes irregularidades no funcionamento do organismo. Isso envolve desde uma oscilação na energia até a aparência da urina. Dessa forma, é importante ficar atento a essas mudanças para buscar soluções tão logo os sintomas surjam.

Veja, a seguir, 4 sinais que podem indicar a existência de um processo inflamatório no organismo!

1. Irregularidade do intestino

O intestino é considerado o nosso segundo cérebro. Quando ele não funciona regularmente, tem maior probabilidade de absorver toxinas ou não eliminá-las de forma correta, provocando inflamações no corpo.

2. Oscilação de energia

O processo inflamatório causa cansaço e sensação de baixa energia, sendo importante observar a intensidade e a frequência dessas sensações. O aumento na vontade de consumir alimentos energéticos, como chocolate e café, também são indicadores de oscilações que precisam de maior atenção.

3. Condições da pele

O excesso de oleosidade, surgimento de espinhas e até olheiras, podem ser sintomas de desequilíbrio hormonal. Entretanto quando essa alteração ocorre de forma brusca, pode indicar que a pessoa está mantendo uma alimentação inadequada.

Alguns alimentos aumentam a probabilidade de ocorrer um processo inflamatório. Entre os que apresentam maior risco, estão as gorduras trans, o açúcar branco e os carboidratos simples, derivados de farinhas brancas.

Quando ingeridas, essas substâncias levam ao ganho de peso e resistência à insulina, que origina um ciclo vicioso de inflamação no organismo.

4. Alterações na urina

Cor e cheiros fortes não são condições normais da urina. Isso pode ocorrer quando a pessoa está desidratada ou consome alguma substância que exige um trabalho maior dos rins. A retenção de toxinas pode levar a processos inflamatórios locais e no organismo, em geral.

A importância de prevenir e buscar ajuda especializada

O autoconhecimento é fundamental para a manutenção da saúde. Nesse sentido, é necessário ficar atento aos sinais e buscar ajuda de um especialista.

É possível detectar o risco de inflamação por meio de exames, como a dosagem de uma substância chamada Proteína C Reativa, que sobe quando há um processo inflamatório no organismo, agudo ou crônico.

Além disso, para evitar inflamações, é imprescindível adotar uma alimentação saudável, não consumir alimentos processados e bebidas alcoólicas, ficando longe do tabagismo.

Para um bom funcionamento do organismo é preciso consumir pelo menos 3 porções diárias de frutas, verduras e legumes, além de manter uma boa hidratação corporal.

Como vimos, um corpo inflamado dá sinais por meio de alterações orgânicas que podem ser visíveis. Dessa forma, é muito importante observar irregularidades no funcionamento do organismo e consultar um médico especializado aos primeiros sintomas.

As informações deste artigo foram úteis para entender melhor sobre inflamações no corpo? Caso tenha se identificado com algum dos sinais comentados, entre em contato conosco e conheça a saúde integrativa, que trata o paciente de acordo com uma visão holística, por meio de uma equipe médica multidisciplinar.

684 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.