Veja quais são os principais sintomas da menopausa e como identificá-los

A última menstruação significa o fim do ciclo reprodutivo. Ou seja, neste momento a mulher deixa de poder engravidar. Essa fase é marcada por muitas mudanças físicas e emocionais. Mas você realmente sabe quais são os sintomas da menopausa?

Não adianta: mais cedo ou mais tarde qualquer mulher passará por ela. Algumas sentem maiores desconfortos do que outras, e é aí que entra o tratamento para amenizá-los e dar mais qualidade de vida e bem-estar.

Ficou curiosa para saber mais sobre os sintomas da menopausa? Continue a leitura, pois, neste post, falaremos sobre o assunto e o que pode ser feito para passar por esse momento sem sofrimento. Confira!

O que é a menopausa?

A mulher nasce com uma quantidade certa de óvulos, cerca de um milhão. Ao longo da vida, os ovários são esvaziados até chegar à menopausa, em que resta mais ou menos 100 deles. Isso normalmente acontece entre os 45 e 55 anos de idade. Vale ressaltar que a menopausa pode ser confirmada somente após 12 meses da última menstruação.

Mas você já ouviu falar em menopausa precoce? Ela acontece quando se encerra o ciclo reprodutivo antes dos 45 anos. Existem várias causas para isso, entre elas a genética, a exposição às toxinas e algumas doenças.

Antes da menopausa propriamente dita, acontece o climatério. Essa fase começa quando ocorrem algumas mudanças no organismo, que trazem os sintomas da menopausa e vai reduzindo a fertilidade até a chegada da menopausa (perfazendo um ano sem a descida da menstruação).

Quais são os sintomas?

Os sintomas da menopausa são bem característicos — e também muito incômodos. A intensidade deles varia de mulher para mulher, pois estão muito ligados a flutuação hormonal. Por isso, não há como mensurar. Porém, os sintomas mais comuns são os seguintes:

  • alteração ou ausência da menstruação;
  • redução na lubrificação vaginal;
  • ondas de calor pelo corpo;
  • suores noturnos;
  • insônia ou noites mal dormidas;
  • queda da libido;
  • diminuição da memória;
  • perda de massa óssea;
  • aumento do risco cardiovascular;
  • oscilações no peso, tanto para mais quanto para menos;
  • depressão.

Como amenizar os sintomas?

Já que é uma fase biológica da vida da mulher e não tem como escapar, podemos amenizar os sintomas com alguns recursos.

Alterações no peso

Ter uma alimentação saudável é importante para a saúde do nosso corpo em qualquer etapa da vida. Porém, para as alterações no peso que a menopausa pode trazer, é fundamental manter o equilíbrio alimentar e aliar à prática regular de exercícios físicos.

Perda de massa óssea

Com tantas alterações hormonais, ocorre uma perda natural e significativa de massa óssea. Sendo assim, consumir alimentos que são fonte de cálcio, como verduras verdes escuras e cereais, é importante para evitar a osteoporose. Nesse caso, ainda pode-se contar com os suplementos do mineral seguindo orientação médica.

Aumento do risco cardiovascular

As mudanças hormonais também mexem com o metabolismo, aumentando o risco de problemas cardiovasculares. É preciso controlar o peso corporal, praticar atividades físicas e manter uma dieta equilibrada para prevenir as doenças relacionadas. Uma forma de realizar isso é aumentar o consumo de ômega-3, um conjunto de ácidos graxos capazes de proteger o coração e o cérebro. Ele é encontrado em peixes de águas frias, como o salmão e a sardinha. Ele também pode ser consumido através de cápsulas de suplemento alimentar.

Mudanças de humor

As mudanças no humor também são inevitáveis. Mais uma vez, são causadas pela confusão hormonal. Para ter mais bem-estar na menopausa, as atividades físicas e o chocolate amargo (cacau 70%) podem ajudar. Ambos ajudam na produção de serotonina, que é o hormônio responsável pelas sensações de prazer e relaxamento.

Demais sintomas

Uma das características do climatério é a redução na produção de hormônios femininos, que é o que dá inicio aos sintomas. Sendo assim, a modulação hormonal é capaz de diminuir os efeitos da menopausa e trazer mais qualidade de vida à mulher. No entanto, é preciso orientação médica para realizar essa modulação.

A título de curiosidade, você sabia que os homens também passam por uma queda nos hormônios masculinos? Ela é chamada de andropausa, e causa diminuição da libido, mudanças no humor, cansaço e perdas de massa óssea e muscular.

Os sintomas da menopausa podem ser muito incômodos. Mas, como vimos, são facilmente amenizados quando se tem acompanhamento profissional. Portanto, se você está passando por essa fase, não hesite em procurar por um especialista.

Quer saber todas as nossas novidades em tempo real? Então, siga-nos nas redes sociais e veja tudo no seu feed de notícias. Estamos no Facebook e Instagram!

171 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.