Entenda o que é andropausa e quais as formas de tratamento

Assim como acontece com as mulheres, a baixa hormonal causada pelo envelhecimento também acomete homens. Assunto ainda pouco esclarecido, causa dúvidas geradas pelo tabu. E você, sabe o que é andropausa?

A andropausa é a queda nos níveis de testosterona e a partir dos 40 anos, pode haver mudanças de humor, perda da libido e diminuição de energia. A falta do hormônio também afeta a condição clínica, podendo causar inúmeras mudanças no corpo.

Se você quer entender o que é andropausa, este artigo vai ajudar. Conheça mais sobre essa fase hormonal, as consequências e veja quais as formas de amenizar os incômodos para manter a qualidade de vida. Confira!

O que é andropausa?

A partir dos 40 anos, os homens começam a ter mudanças causadas pela redução da produção da testosterona. Essa transição é gradual e progressiva ao longo dos anos.

Os hormônios masculinos são produzidos em grande parte nos testículos e o restante pelas glândulas suprarrenais. Os mais velhos apresentam menor quantidade que os mais novos e isso pode ser mensurado por meio de exame de sangue.

Quais são os sintomas?

A queda nos níveis de testosterona causa vários sintomas que estão relacionados com algumas doenças e padrões de comportamento. Essa baixa hormonal é caracterizada pelos seguintes problemas:

  • diminuição da libido;
  • aumento do tempo para ter ereções;
  • redução de fertilidade;
  • diminuição do tamanho dos testículos;
  • disfunção erétil;
  • aumento da porcentagem de gordura corporal;
  • diminuição da massa muscular;
  • queda na densidade óssea;
  • perda de pelos no corpo;
  • inchaço nos mamilos;
  • problemas de concentração;
  • falhas de memória;
  • tristeza sem causa aparente;
  • insônia ou sonolência.

Além disso, o declínio hormonal pode acarretar: doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, hipertensão e aumento do colesterol. Isso tem muita relação com os hábitos alimentares e estilo de vida. Quanto mais saudáveis esses hábitos forem, menos chances de problemas de saúde.

Como tratar a andropausa?

A falta de testosterona natural pode ser tratada com terapia de modulação hormonal. O tratamento deve ter acompanhamento rigoroso do urologista. O controle é fundamental, pois a andropausa pode desencadear doenças silenciosas.

No entanto, alguns problemas de saúde desenvolvidos em decorrência da andropausa precisam de análise mais ampla, considerando o indivíduo como um todo. Dessa forma, é importante que o homem realize acompanhamento médico integrado de saúde que leva em consideração corpo e mente e lhe apresente um protocolo terapêutico individualizado.

O homem em idade madura precisa rever seus hábitos e fazer mudanças na rotina para minimizar os impactos da andropausa. Por isso, também é recomendado que tenha uma alimentação balanceada, pratique atividades físicas, minimize ou elimine o uso de álcool e nicotina.

Não há uma maneira de prevenção da andropausa, pois é um processo natural e irreversível da condição humana em decorrência do envelhecimento. Mas é importante ter em mente que as mudanças físicas e emocionais podem ser contornadas, dependendo muito dos hábitos e dos cuidados com a saúde.

Agora que você já entendeu o que é andropausa, ficou mais claro que precisa reforçar os cuidados para uma vida saudável, não é? Entre em contato com a Integrative para realizar uma avaliação integrada e completa.

508 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.