Medicina e nutrição: saiba como essa união pode prevenir e auxiliar no tratamento de doenças

Medicina e nutrição são dois conceitos que estão diretamente associados, principalmente no que se refere ao desenvolvimento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Uma dieta balanceada ajuda a diminuir o risco de aparecimento dessas doenças que podem colocar em risco a vida das pessoas.

De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), as DCNT matam 41 milhões de pessoas todos os anos. Os números são alarmantes; por isso, é preciso tomar ações urgentes para diminuir o surgimento dessas doenças que comprometem a nossa qualidade de vida.

A seguir, explicaremos como a medicina e nutrição, juntas, podem ajudar a prevenir e tratar essas doenças tão comuns nos dias de hoje. Vamos lá?

Quais os benefícios dessa integração entre medicina e nutrição?

Como profissional experiente da área da saúde, você sabe muito bem que a alimentação é um dos principais fatores que contribuem para o bem-estar do paciente. Além disso, também é sabido que a maioria das DCNT estão diretamente ligadas à má alimentação, como o consumo excessivo do açúcar, sal, gorduras etc.

Nesse momento, vemos o quanto é importante integrar a nutrição à medicina, pois é por meio dessa união que você consegue oferecer aos seus pacientes um tratamento mais eficaz e, acima de tudo, duradouro.

Abaixo, listamos os principais benefícios que a medicina e nutrição podem proporcionar. Acompanhe!

Abordagem integral

A abordagem integral ainda é um conceito novo no ramo da medicina, no entanto, ele tem ganhado força e, ao mesmo tempo, se tornado um grande diferencial dos profissionais da área da saúde.

Nesse momento, o médico deve investigar a saúde do paciente a fim de procurar compreender os sintomas na sua totalidade. Isto é, ele estudará não só a doença individual, mas, também, todas as suas facetas, como os seus feitos nas relações familiares, profissionais e pessoais e, também, seu estado nutricional. É nessa hora que você ganhará a confiança do seu paciente, pois ele estará ciente da sua preocupação com a saúde dele como um todo.

Resultados otimizados

Após realizar uma abordagem integral, ou seja, uma análise detalhada sobre a situação do seu paciente, é possível oferecer um diagnóstico mais preciso, o qual ajudará você a indicar o melhor tratamento para cada caso individualmente. Com isso, os resultados dos tratamentos serão otimizados, muitas vezes superando até mesmo as suas expectativas e, claro, do paciente também.

Nova maneira de diagnosticar e tratar as doenças

Assim como a abordagem integral do ser, a integração medicina e nutrição também tem mostrado ótimos resultados. Esse tipo de tratamento ajuda a fortalecer o sistema imunológico do paciente, tornando-o mais forte para enfrentar as DCNT. Com novos hábitos alimentares e orientação médica adequada, o paciente terá mais qualidade de vida e se sentirá mais motivado a prosseguir com os tratamentos indicados pelo profissional.

Percebeu como você só tem a ganhar com a integração medicina e nutrição? Portanto, não perca mais tempo e invista no seu conhecimento. Os seus pacientes também ficarão muito gratos por esse atendimento diferenciado e focado nas necessidades das pessoas.

Quer receber mais conteúdos como este no seu e-mail? Assine agora a nossa newsletter para acompanhar as nossas novidades!

207 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.