Saiba como ter mais tempo para os filhos e para você

Desgaste físico e mental são sintomas comuns na rotina de quem costuma acordar muito cedo e passar o dia fora trabalhando. Afinal, o acúmulo de atividades repetidas que não nos beneficia diretamente acaba por nos deixar com um enorme cansaço.

No tempo livre, ao chegar em casa todos os dias, alguns ainda têm outros afazeres, como tentar ter mais tempo para os filhos ou limpar a casa, o que nos faz ficar desregrados em relação à nossa saúde.

É normal, nesse contexto, termos a impressão de que não há tempo para cuidar de nós mesmos. Se isso é o que acontece com você, estamos aqui para ajudá-lo.

A seguir, veja como ter mais tempo para os filhos e, principalmente, para cuidar de você mesmo, sem deixar de lado as pessoas que você ama!

Ajuste o seu sono

Quando dormimos mal por dias seguidos, é comum que o nível de estresse e ansiedade aumentem. Para aliviar esse estresse, algumas pessoas podem recorrer a hábitos nada saudáveis, como fumar ou comer alimentos doces. Por isso, em casos de insônia, o melhor é procurar ajuda médica.

Para ajustar o seu sono e ter uma noite mais completa, reformule a sua rotina noturna. Para dormir mais cedo, determine um horário ideal para se deitar e comece a se preparar horas antes. Ler livros e diminuir a iluminação do quarto, por exemplo, pode ajudar.

Priorize a sua alimentação

Como citamos acima, o estresse e a ansiedade podem provocar maus hábitos. Um deles é a má alimentação, um problema que pode virar vício se não houver cuidado — algo que pode prejudicar tanto a saúde física quanto a psicológica,

Se não puder consultar com um nutricionista no momento, comece a mudança substituindo o hábito de abrir embalagens industrializadas para descascar alimentos. Faça três principais refeições durante o dia, intercalando com frutas e, não se esqueça de fazer ingesta de água em grande quantidade para hidratação.

Inclua exercícios físicos na sua rotina

É possível fazer alguns exercícios físicos em casa. Alongamentos após um dia de trabalho vão relaxar seus músculos, evitando dores e tensões. Após os alongamentos, procure fazer 30 minutos de exercícios físicos. Uma boa ideia é sair para uma caminhada, por exemplo. Atividades físicas, mesmo que por menos de uma hora ao dia, aumentam a sua qualidade de vida e também colaboram para regulação do sono, ajudando, assim, a seguir as nossas dicas anteriores com mais facilidade.

Priorize os cuidados com você

Quando fazemos uma lista das nossas tarefas diárias, é fácil perceber que pouquíssimas envolvem cuidados apenas com nós mesmos. Mudar isso não significa abrir mão do tempo com os filhos. Dependendo da idade, é possível sair em caminhadas com eles e preparar alimentos saudáveis juntos, por exemplo.

Nutrir seu corpo com alguns cuidados — tendo em mente que você os merece — pode melhorar seu estado psicológico, transformando padrões de pensamentos negativos em pensamentos positivos e inspiradores.

Como você deve ter notado, buscar ter mais tempo para você e para seus filhos também passa por cuidar da sua saúde e encontrar formas de aumentar a sua longevidade. Esse tempo não é um extra, mas sim o tempo que já existe — é o agora. Você pode mudar a sua vida mudando os hábitos da sua rotina.

E então, se você gostou do nosso texto sobre como ter mais tempo para os filhos e para si mesma, conte-nos: você costuma cuidar da sua saúde? Quais são suas maiores dificuldades? Sinta-se à vontade para compartilhar nos comentários!

197 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.