Influência da tecnologia na medicina: por que acompanhar essa evolução?

A medicina está entrando em uma nova era. Os sistemas inteligentes que oferecem base para diversas empresas melhorarem o relacionamento com o cliente também vêm facilitando as práticas médicas e dando mais qualidade de vida aos pacientes. Isso nos mostra que a influência da tecnologia na medicina deve ser acompanhada.

Hoje, a Inteligência Artificial dá uma segurança muito maior aos médicos na realização do diagnóstico. Da mesma forma, a Internet das Coisas traz diversos benefícios para a área de saúde: acompanhar o estado do paciente em tempo real nunca foi tão fácil, o que otimiza as etapas de tratamento.

Outro avanço importante está na transformação proporcionada pelo Big Data. A possibilidade de extrair dados importantes em meio a grandes volumes dá às clínicas médicas uma maior capacidade de fazer pesquisas com grupos de pacientes e até impulsionar a comunicação.

A seguir, confira alguns exemplos práticos que demonstram bem a influência da tecnologia na medicina.

Exames mais práticos

A tecnologia tornou os exames muito mais sofisticados, simples e seguros, o que reflete diretamente nas decisões médicas para os tratamentos. O que era identificado de maneira tardia, hoje é diagnosticado com precocidade e rapidez, favorecendo maior chance de cura aos pacientes. Um exemplo que demonstra essa eficiência é a termografia dinâmica que detecta desequilíbrios por meio da temperatura corporal.

Precisão dos diagnósticos

Essa é uma das maiores contribuições da Inteligência Artificial para a medicina. A precisão do diagnóstico é cada vez maior com a intervenção da tecnologia. Por meio de equipamentos que avaliam toda a saúde, fisiologia do paciente, estrutura celular e desequilíbrios de maneira geral, podemos ter resultados mais fidedignos. Algumas tecnologias são: Microscopia de Campo Escuro e Claro, ES Complex, Smart Heart, etc.

Tecnologia de gestão médica

Um sistema de gestão eficiente tornou-se uma estrutura essencial para uma empresa funcionar nos dias de hoje, e não seria diferente com as clínicas médicas. Esse tipo de programa organiza e centraliza informações e atividades básicas da administração, como agendamento de consultas, dados dos pacientes e planejamento financeiro.

Prontuários eletrônicos

O avanço tecnológico reduz consideravelmente o risco de perda de dados importantes para a clínica. Um bom exemplo disso está nos prontuários eletrônicos na nuvem. É possível acessar esses prontuários de qualquer lugar e a qualquer momento, mantê-los seguros (sem ocupar espaço físico) e personalizá-los de acordo com as necessidades do momento.

Tecnologia mobile e acompanhamento

A influência da tecnologia na medicina diz respeito não só às práticas médicas, mas também à saúde dos pacientes. Hoje, existem aplicativos mobile que medem índices como pressão arterial, frequência cardíaca e até a qualidade do sono. Os pacientes podem compartilhar todos esses dados com o médico e otimizar seus tratamentos.

Felizmente, a tendência é que a comunidade médica se abra cada vez mais para novas abordagens que melhorem a vida dos pacientes, e a tecnologia tem um papel central nesse desenvolvimento. Como vimos, adaptar-se e acompanhar essa evolução só traz benefícios para o dia a dia dos profissionais da área médica.

A influência da tecnologia na medicina está presente em diversos setores. Para acompanhar outras novidades que impactam as práticas médicas, siga os nossos perfis nas redes sociais. Estamos no Facebook e Instagram.

1,040 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.