Já bebeu água hoje? Então, entenda a importância da água para o corpo!

Segundo estudos, as pessoas estão tomando uma menor quantidade de água do que deveriam ingerir. A importância da água para o corpo, pode ser entendida claramente pelo fato de conseguimos sobreviver por algumas semanas sem comida, mas, sem água, isso só é possível por poucos dias.

Ela é uma substância essencial para a vida humana, já que o nosso corpo é constituído em sua maior parte, por água, podendo variar entre 45 a 75% do peso, dependendo da idade e do sexo. Em média, ela representa 60% para adultos.

Neste artigo vamos abordar a importância da água para a saúde do corpo, as quantidades necessárias e como manter uma boa hidratação. Continue lendo para saber mais!

A importância da água para manter as funções vitais do corpo humano

Segundo um documento técnico da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, a água é essencial para manter diversas funções do organismo. Veja a seguir, algumas das principais ações da água no corpo.

Age como um poderoso solvente

A água é o principal componente dos sucos pancreáticos, gástricos e da bile, envolvidos no processo de digestão dos alimentos.

É essencial para o transporte de substâncias

O correto transporte de nutrientes via sistema sanguíneo depende da água, que é responsável por 95% da composição do plasma — a parte líquida do sangue.

Ela é imprescindível para o transporte de substâncias, como nutrientes, oxigênio e sais minerais, já que faz parte da composição do plasma sanguíneo. Além de levar nutrientes até as células, a água elimina substâncias tóxicas do corpo, por meio da urina e do suor.

Ajuda a formar o suor e as lágrimas

Além de compor o suor, a água também faz parte da composição das lágrimas — líquido fundamental para a lubrificação e limpeza dos olhos.

Regula a temperatura do corpo

A água ajuda a controlar a temperatura corpórea por meio da transpiração. Ao entrar em contato com o meio ambiente, o suor evapora na superfície da pele, promovendo o resfriamento do corpo.

Protege o corpo

As membranas que envolvem o cérebro (meninges) são lubrificadas pelo líquor, que é um fluido claro, composto por água e que ajuda a diminuir o impacto sobre a massa encefálica, caso o crânio sofra algum trauma.

Esse importante líquido também se faz presente em um fluido encontrado em todas as articulações do corpo, que funciona como um lubrificante, evitando o atrito entre os ossos.

A quantidade diária recomendada

De acordo com discussões recentes, a indicação de que precisamos tomar 2,5 litros de água por dia está mudando. Hoje, a maioria dos especialistas entende que não é necessário tomar mais líquido do que o corpo pede.

Nesse sentido, o mais importante é ficar atento às necessidades do organismo, por meio dos sintomas de desidratação, e ingerir água quando sentir, de fato, essa necessidade.

O ideal é tomar entre 8 a 10 copos de água (300ml) por dia.

A desidratação e os seus sintomas

A desidratação acontece quando a água que o organismo elimina por meio do suor, fezes, urina e lágrimas, não é reposta de forma adequada. Isso pode acontecer com uma ingestão de líquidos insuficiente, especialmente nos casos de vômito, febre, diarreia, entre outros fatores.

Sintomas de desidratação

A desidratação é identificada, de acordo com o seu grau de gravidade, podendo ser leve, moderada ou grave. A urina é um dos mais evidentes sintomas de desidratação, sendo fundamental que ela esteja bem clara. Os sinais clássicos da desidratação leve a moderada, são:

  • ausência ou reduzida produção de lágrimas;
  • boca e pele secas;
  • lábios rachados;
  • olhos fundos;
  • redução da sudorese (suor);
  • sede exagerada;
  • urina escura.

Além desses sintomas, outros como cansaço, aumento da frequência cardíaca (taquicardia), dor de cabeça (cefaleia), fraqueza e vertigens também podem estar relacionados aos episódios de desidratação.

Na desidratação grave, esses sinais se apresentam intensificados, podendo ocorrer ainda a queda de pressão arterial, convulsões, perda de consciência, coma, falência de órgãos e morte.

Como vimos, a água é de fundamental importância para a saúde do corpo, já que ela é responsável pelo transporte de nutrientes essenciais à vida humana. Nesse sentido, é muito importante manter a hidratação do organismo, de acordo com as necessidades individuais.

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