5 dicas para envelhecer com saúde e conquistar a plenitude da vida

A expectativa de vida dos brasileiros aumentou e ficar velho não significa adoecer. Só que para envelhecer com saúde é preciso manter hábitos saudáveis e um estilo de vida equilibrado. Isso garante não só o bom funcionamento do corpo, mas também a sanidade mental.

Para chegar à terceira idade com vigor, os hábitos que você construiu durante os anos de juventude vão contar muito. O corpo tem uma memória e tudo aquilo que você consome e pratica refletem em seu quadro geral de saúde.

Se sua intenção é envelhecer com saúde, ou melhor, envelhecer sem ficar velho rs, este artigo vai ajudar. Veja o que deve fazer para ter uma velhice feliz e livre de muitas doenças e problemas que interferem no bem-estar. Confira a seguir com 5 dicas que vão ajudar a atingir a plenitude.

1. Pratique exercícios físicos

Muitas pessoas ainda pensam de forma equivocada que as atividades físicas servem apenas para se livrar do sobrepeso. Claro que a forma física é também conquistada dessa maneira. Mas praticar exercícios traz benefícios que vão muito além da estética.

Uma pessoa que mantém frequência regular de atividades físicas tem menos chances de desenvolver problemas de saúde. Entre eles, a osteoporose e problemas cardiovasculares. Além disso, a prática eleva os níveis de serotonina proporcionando bem-estar e reduzindo as chances de depressão.

2. Tenha uma dieta equilibrada

Com o passar dos anos, há uma perda natural de massa óssea e muscular. Dessa forma, uma pessoa que não teve uma dieta equilibrada ao longo da vida tende a ter mais consequências da falta de nutrientes durante a velhice.

Manter uma alimentação saudável é um investimento na saúde e qualidade de vida. Ter uma nutrição eficiente, rica em fibras, vitaminas e mineiras reflete na manutenção da saúde por toda a vida e, certamente, fará diferença para um envelhecimento saudável.

Hábitos como tabagismo, ingestão de álcool, alimentação industrializada, excesso de sal e açúcar devem ser evitados ao longo da vida. Todos eles causam sérios danos ao organismo e a idade pode contribuir para que o corpo desenvolva doenças como consequência de escolhas erradas.

3. Preze pela qualidade do sono

Podemos perder muitas noites de sono bem dormidas durante a juventude. Em vários momentos da vida, problemas também podem atrapalhar o repouso necessário para o corpo e a mente. Só que a repetição desse hábito pode afetar a mente.

Quem dorme mal ou pouco acelera a velocidade do declínio cognitivo. O bom funcionamento das funções biológicas também é prejudicado. Além disso, a aparência do rosto também sofre grande interferência com uma vida de noites insones. Por isso, a recomendação é dormir por oito horas todos os dias, fazendo o possível para se ter o máximo de escuro no ambiente.

4. Frequente um médico regularmente

É importante ter um acompanhamento médico constante para conseguir ter diagnóstico precoce para inúmeras doenças. A revisão de saúde sistemática e individualizada permite que o médico fique atento a fatores de risco, hereditariedade e histórico de doenças.

A realização de check-up anual promove uma avaliação que inclui exame clínico e laboratorial capaz de verificar diversas condições de saúde do paciente. Com isso, doenças silenciosas podem ser contidas a tempo.

5. Invista na saúde que avalia integralmente

A saúde diz respeito a estar bem física e mentalmente, e não somente a ausência de doenças. Por isso, a saúde integrativa tem sido um caminho assertivo para quem busca envelhecer em equilíbrio.

Isso porque é baseada na humanização e acolhimento e tem uma abordagem holística e multidimensional, considerando a pessoa como um todo. Envelhecer com saúde vai muito além de não ter doenças. Trata-se de estar bem em todos os aspectos da vida; de ser independente.

Na Integrative a forma de abordagem médica segue a os conceitos da medicina integrativa, que atende as necessidades de cada indivíduo. Os métodos diagnósticos levam em consideração o indivíduo, sendo possível tratar o paciente e não a doença,

Ficou interessado? Entre em contato com a Integrative e conheça a equipe multidisciplinar que atuam reconstrução e manutenção da saúde e bem-estar.

117 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.