Entenda o que são e como evitar doenças hereditárias!

Você sabe como evitar doenças hereditárias? Apesar de muita gente achar que esses problemas e as doenças genéticas são sinônimos, existem diferenças em suas origens. Nas doenças genéticas, acontece um dano ou distúrbio no gene. Já nas doenças hereditárias, uma herança genética é passada de pais para filhos.

Assim, existem várias enfermidades que são consideradas hereditárias, como diabetes tipo 2, obesidade, hipertensão e alcoolismo. Já as genéticas podem ser as anemias falciformes, síndrome de down, hemofilia e diabetes tipo 1, entre outras.

Como o estilo de vida pode ser um grande aliado para quem tem um histórico ruim na família, mostraremos neste post como é possível evitar as doenças hereditárias. Confira!

Descubra como as doenças hereditárias se desenvolvem

Uma pessoa que nasce em uma família de hipertensos certamente conta com o gene no organismo em razão da hereditariedade. Agora, ele só vai se manifestar caso não sejam tomadas as devidas precauções em relação à alimentação e prática de atividades físicas, isso se chama epigenética. Você pode ser o agente determinante da sua própria saúde ou doença. O mesmo vale para quem nasce com o gene DRD2, o causador do alcoolismo. A doença ficará detida se o indivíduo não manter o hábito de consumir bebidas alcoólicas. Agora, se começar a beber exageradamente, certamente desenvolverá um quadro de vício, necessitando de contínuo tratamento.

Portanto, inúmeras doenças hereditárias podem ser prevenidas por meio de atitudes conscientes no dia a dia, principalmente pelos indivíduos que têm maior propensão para o desenvolvimento destas. Dessa maneira, é de responsabilidade do paciente o cuidado pessoal para evitar que o pior se manifeste, afastando a muleta do velho jargão da “herança maldita”.

Veja como evitar doenças hereditárias

Como você pôde observar, até mesmo as doenças hereditárias sem cura, como diabetes e hipertensão, podem ser prevenidas por meio de mudanças nos hábitos comportamentais. No entanto, são necessárias diversas atitudes, como veremos agora.

Tenha bons hábitos alimentares

A alimentação é preponderante para pessoas com herança genética ruim evitar a manifestação de uma determinada doença. Sendo assim, caso existam quadros de pacientes com diabetes tipo 2 em sua família, comece desde cedo a evitar os exageros e priorize os alimentos parceiros, como aveia, azeite de oliva, entre outros. Consuma mais frutas, verduras e legumes e tenha moderação com frituras, refrigerantes, bebidas alcoólicas e doces. Quanto maior a conscientização, menores serão os males!

Pratique atividades físicas

A prática de 30 minutos de atividades físicas pelo menos cinco dias na semana é um excelente método para evitar a manifestação de doenças hereditárias, como a obesidade. Além de manter a saúde em dia e a autoestima elevada, movimentar o corpo auxilia ainda na motivação, ou seja, é uma dica que vale para todos os seres humanos. Inclusive, nunca deixe de procurar um educador físico antes de iniciar a sua atividade de preferência. E lembre-se: nunca é tarde para começar!

Faça um check-up anual

Ir ao médico uma vez por ano para um check-up é fundamental para manter tudo sob controle. Trata-se de uma atitude que evita diversos problemas graves, tendo em vista que qualquer alteração poderá ser tratada com mais qualidade. Afinal, prevenir é melhor do que remediar.

Seguindo as nossas dicas, certamente você saberá como evitar doenças hereditárias, vivendo com qualidade ao lado de quem merece a sua companhia.

E aí, gostou do nosso post? Ficou com alguma dúvida? Então deixe aqui o seu comentário!

312 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.