Doenças autoimunes: saiba o que são e quais as mais conhecidas

As doenças autoimunes têm grande incidência na sociedade e são constantemente temas de discussões médicas e também entram no assunto ao longo das consultas.

De uma forma geral, elas se desenvolvem quando o sistema imunológico entra em colapso, fazendo com que as pessoas se tornem alérgicas do próprio organismo.

Ao ficar desordenado, o organismo acaba influenciando no surgimento das alterações, trazendo consequências muitas vezes irreversíveis. É o que vamos mostrar neste post. Confira!

Entenda o que são as doenças autoimunes

Como já descrito acima, as doenças autoimunes se desenvolvem quando o sistema imunológico ataca os tecidos do corpo erroneamente.

Ao total, são mais de 80 tipos, atingindo desde o sistema neurológico até a pele. A causa é justamente a falta da capacidade do sistema imunológico de identificar corretamente as toxinas que estão agindo no corpo. A predisposição genética tem uma influência muito forte.

Cerca de 8% da população mundial sofre com as doenças autoimunes, que se originam quando ocorre o ataque às células boas no lugar do antígeno que entrou no corpo. Muitas delas têm sintomas, como as manchas no caso do lúpus ou tremores referentes à esclerose múltipla. Conheça agora algumas delas!

Hipotireoidismo

As alteações na tireoide são originárias de uma doença autoimune. Dessa maneira, o organismo produz anticorpos que atacam a glândula, reduzindo a sua atividade.

Com isso, acontece a inflamação, trazendo aumento de peso, queda de cabelo, dificuldade de concentração, pressão alta, desconforto na garganta etc.

Câncer

Apesar das causas do câncer ainda serem foco de muitos estudos, já se sabe que ela é uma desordenação no crescimento das células. Elas enganam o sistema imunológico e influenciam no surgimento dos tumores, que enfraquecem o organismo.

Por isso, o câncer também pode ser considerado uma doença autoimune e necessita de tratamentos específicos para combater as células que estão fora de controle.

Esclerose múltipla

Trata-se de uma das doenças autoimunes que mais causa vítimas no mundo. Nela, o cérebro envia uma mensagem e o corpo não obedece, gerando os tremores.

A autoimunidade acontece justamente no princípio da enfermidade, quando os impulsos nervosos de um neurônio para outro não reagem adequadamente, atacando as bainhas de mielina. O porquê disso ainda é uma incógnita.

Geralmente, a esclerose múltipla afeta os movimentos como um todo e deixa o paciente na cadeira de rodas. Ela tem uma influência genética muito forte e aparece principalmente após os 40 anos.

Lúpus

O lúpus pode afetar qualquer parte do corpo. Ele é caracterizado por manchas vermelhas pelo fato de ser uma inflamação das células do tecido humano.

A doença não tem cura e é preciso combater os sintomas que têm altos e baixos de acordo com as fases da vida do paciente. Inclusive, o fator genético também é extremamente evidente.

Artrite reumatoide

É uma doença inflamatória que afeta as pequenas articulações das mãos e dos pés, sendo autoimune. Por isso, os tecidos saudáveis acabam sendo atacados, fazendo com que as articulações sofram. As dores acabam sendo inevitáveis.

Além do fator genético, infecções virais e bacterianas também podem causar a doença. Obesidade é outro fator de risco assim como a incidência é maior entre fumantes.

Veja a importância do acompanhamento médico no diagnóstico e tratamento

Como você pôde perceber, existem dezenas de doenças autoimunes que necessitam de um diagnóstico preciso de um especialista capacitado. Por isso, caso você esteja sentindo algo incomum em seu organismo, procure ajuda hoje mesmo.

Além de realizar os exames necessários, o profissional saberá o melhor tratamento para o seu caso, tendo em vista que as doenças autoimunes variam muito em suas formas, sintomas e maneiras de agir. Assim, certamente haverá uma alternativa viável para você ou seu familiar viver melhor e com mais dignidade.

E aí, quer fazer um check-up em sua saúde? Então entre em contato com a nossa equipe e marque uma consulta!

113 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.