Como cuidar da saúde da família? Conheça a saúde integrativa

Cuidar da saúde da família é uma das maiores preocupações de pais e mães. Afinal, ela é necessária para ter qualidade de vida e bem-estar de todos os membros. E entre muitas alternativas de tratamento ou prevenção, existe uma chamada saúde integrativa.

Levar um estilo de vida saudável vai além de manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos. É preciso pensar em corpo e mente como um todo, e o conceito de saúde integrativa pode ajudar. Quer saber como cuidar da saúde da família? Continue a leitura e confira!

O que é saúde integrativa?

A saúde integrativa é aquela que estreita os laços entre médico e paciente. Em vez de a pessoa procurar o profissional apenas quando está doente ou com alguma alteração, eles mantêm um vínculo de cuidados.

O paciente é responsável pela sua própria saúde, adotando hábitos para quem quer ter uma vida saudável e longeva. Para isso, ele precisa tratar diariamente do corpo e da mente.

Por exemplo, o comum é o indivíduo buscar auxílio profissional quando está estressado. Na saúde integrativa, ele e o profissional trabalham os seus anseios antes mesmo disso trazer algum prejuízo ou sintoma.

Como a saúde integrativa pode ajudar a cuidar da saúde da família?

Embora o princípio da saúde integrativa seja intensificar a relação entre médico e paciente, ela é feita por uma equipe multidisciplinar. Isso significa que diversos profissionais da área da saúde e abordagens terapêuticas se juntam para atender da melhor maneira possível.

Sendo assim, a família é assistida em todos os cuidados que necessita para alcançar bem-estar e qualidade de vida. Orientação nutricional, acompanhamento psicológico, terapias alternativas e outros cuidados, como a promoção da saúde, fazem parte da saúde integrativa.

Quais outros cuidados com a saúde da família?

Além de cuidar da saúde de maneira integrada, outras atitudes ajudam a manter boas condições físicas e mentais. Em uma família, cabe aos responsáveis se preocuparem com isso. A seguir, confira algumas dicas.

Almoce em família

O almoço em família é uma ótima oportunidade de aprendizado e união. Nele é possível orientar quanto à alimentação saudável e conversar sobre os mais diversos assuntos, fortalecendo os laços familiares.

Estimule a prática de atividades físicas

A prática regular de atividades físicas faz bem para a saúde do corpo e da mente. Por isso, estimular a família a fazer exercícios também é uma maneira de cuidado. Lembre-se que o exemplo é o maior incentivo.

Passe momentos juntos

Ter um tempo para a família e os amigos é essencial para manter uma boa saúde mental e emocional. Esses momentos trazem boas lembranças e fazem bem para todos.

Ensine bons hábitos

Ensinar os familiares a terem bons hábitos de vida também faz parte dos cuidados com a saúde da família. Muitas vezes, as informações são tudo o que a pessoa precisa para se cuidar mais.

Viu como cuidar da saúde da família pode ser mais simples do que você imaginava? A saúde integrativa é uma ótima alternativa para isso, principalmente porque ela enxerga o indivíduo como um todo, o tratando em todos os aspectos e não somente na enfermidade.

Já sabe onde encontrar uma clínica que ofereça a saúde integrativa? A Integrative pode ajudar. Entre em contato conosco e saiba mais!

191 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.