Conheça a Medicina Ayurveda: ciência milenar da Índia

A Medicina Ayurveda é uma ciência milenar criada na Índia há cerca de 7 mil anos. Em sânscrito, essa denominação significa “ciência” (veda) da “vida” (ayur). As terapias que ela utiliza foram reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2004.

No Brasil, essas técnicas foram incluídas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares pela Portaria nº 849 do Ministério da Saúde (MS).

Para um melhor entendimento sobre essa medicina indiana, reunimos neste artigo, informações sobre as suas principais características. Continue a leitura para saber mais!

Os princípios da Medicina Ayurveda

As técnicas utilizadas pela Ayurveda fundamentam-se na constituição biológica do indivíduo relacionando-a aos elementos fogo, água, espaço, ar e terra. Acredita-se, então, que a carência ou o excesso desses elementos provoca um desequilíbrio no biótipo.

Essa desarmonia é conhecida como dosha e se manifesta em forma de distúrbio psíquico ou doença física. Veja, a seguir, como a medicina indiana identifica os tipos físicos e traços da personalidade, relacionando-os com os elementos comentados.

Pitta (fogo e água)

Indivíduos com tamanho mediano, metabolismo acelerado e que sentem muita sede. São críticos, ativos — caracterizados pelo que é líquido, quente, azedo e oleoso.

Vata (espaço e ar)

Pessoas magras, longilíneas, com pouca musculatura e friorentas. São ágeis, comunicativas, entusiasmadas, e indecisas. Se apresentam como seco, móvel, leve, áspero, frio, e claro.

Kapha (terra e água)

Refere-se a uma estrutura física larga e forte, com tendência a ganho de peso. As pessoas desse tipo são estáveis, pacientes, lentas e mais preguiçosas. Têm como características o pesado, suave, oleoso e adocicado.

As práticas da Ayurveda

A medicina ayurveda considera que as energias existentes no corpo, na mente e no meio ambiente podem se desequilibrar devido a vários fatores, como a má alimentação, entre outros aspectos e acumularem toxinas que provocam alterações na saúde.

Para restabelecer a saúde integral, são utilizadas orientações e terapias, como as que comentamos a seguir.

Alimentação

É recomendada a ingestão de alimentos naturais e frescos. A dieta leva em conta o dosha. Assim, uma pessoa “Pitta”, precisa reduzir alimentos picantes, que acentuam o fogo.

Terapias

As técnicas contemplam a cromoterapia, aromaterapia, meditação e yoga, como práticas que, além do corpo físico, trabalham o propósito de vida e a energia sutil.

Fitoterapia

Em geral, são utilizadas raízes e ervas em forma de chá, xaropes ou cápsulas. Os princípios ativos das plantas são aplicados para o tratamento de doenças, de acordo com a necessidade do paciente.

Massagem

As massagens utilizam diferentes técnicas, óleos essenciais e pedras vulcânicas, que contribuem para o relaxamento e aumento da circulação dos fluidos vitais, facilitando a eliminação de toxinas e a nutrição dos tecidos do corpo.

Purificação

São aplicados tratamentos que purificam o organismo, por meio da limpeza dos intestinos e vias respiratórias. O objetivo é eliminar tudo o que não foi digerido e que pode provocar doenças.

Benefícios das terapias

Ao longo do tempo, a Medicina Ayurveda foi objeto de pesquisas científicas que comprovaram diversos benefícios, como redução do estresse, entre outros aspectos.

Um dos estudos, envolvendo pacientes que apresentavam fibromialgia e depressão, concluiu que a massagem ayurvédica é uma importante técnica complementar.

Os resultados obtidos demonstraram que a aplicação dessa técnica reduziu as dores e o quadro depressivo, de forma significativa, melhorando a qualidade de vida dos pacientes estudados.

Tratamentos ayurvédicos

O diagnóstico é feito com base em anamnese, objetivando levantar os hábitos de vida, problemas físicos e emocionais do paciente. Além disso, também são analisadas as condições dos cabelos, língua, unhas, pele e urina, a fim de detectar possíveis doenças silenciosas.

Os tratamentos mais comuns envolvem, além dos cuidados com a alimentação, combinação de ervas para chás, controle da respiração, exercícios físicos, massagens e meditação.

Como vimos, a Medicina Ayurveda tem como principal característica investigar e tratar as causas das doenças, considerando o indivíduo com uma visão holística. Para tanto, ela utiliza técnicas que atuam no campo físico e energético visando o equilíbrio e a manutenção da saúde.

As informações deste artigo foram úteis? Para ampliar ainda mais os seus conhecimentos, leia também o post que publicamos em nosso blog sobre medicina e nutrição e saiba como essa união pode prevenir e auxiliar no tratamento de doenças!

182 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.