Tenha uma alimentação saudável no verão

Quando a temperatura aumenta, é inevitável que o corpo perca água, vitaminas e minerais por meio do suor. Trata-se da maneira que o organismo tem de regular a temperatura corporal, proporcionando uma sensação de refrescamento e evitando a hipertermia. Portanto, cuidar da alimentação no verão é fundamental para garantir mais saúde e bem-estar.

Os dias mais quentes também pedem uma dieta mais leve, já que exigem mais do corpo. Muito líquido, frutas, saladas e alimentos ricos em fibra são indicados para a época, ao passo que os gordurosos podem até mesmo causar indigestão.

Neste artigo, você vai entender qual é a melhor alimentação no verão. Veja o que deve priorizar para se manter saudável, nutrido e hidratado enquanto aproveita a estação mais quente do ano!

Fique de olho na hidratação

O corpo humano é formado por cerca de 70% de água. Em condições climáticas amenas, a perda normal é de dois a três litros por dia, mas em altas temperaturas a quantidade pode se elevar.

Por isso, beba água! O ideal é consumir pelo menos dois litros por dia, pois o líquido é reposto, as toxinas são eliminadas mais facilmente e o metabolismo se mantém normalizado. A dica é beber água antes mesmo de sentir sede, pois esse é um sintoma de desidratação do organismo.

Se possível, beba um copo de água com meio limão espremido

Sucos naturais sem açúcar e água de coco também são ótimos, e não se iluda achando que refrigerantes, sucos artificiais e bebidas alcoólicas podem substituir a água. Além de serem ricas em açúcares, tais bebidas contêm outras substâncias nocivas. Portanto, evite-as.

Priorize alimentos frescos

Sempre que possível, prepare suas refeições. A alimentação baseada em industrializados e embutidos não favorece a saúde, pois traz corantes, conservantes e sal em excesso, o que promove a retenção de líquido. Ao se alimentar em restaurantes, procure fazer escolhas saudáveis e tome cuidado com ovos ou maionese, que tendem a estragar rapidamente no calor.

Invista em um prato colorido, que contenha frutas, legumes, folhas e tubérculos. Os alimentos de coloração amarela são ricos em betacaroteno, responsável por favorecer o bronzeamento saudável e também são fontes de antioxidantes que retardam o envelhecimento das células.

Prefira produtos integrais

Sempre que possível, substitua os itens refinados pelos integrais. Além de deixarem você satisfeito por mais tempo, tais alimentos são mais nutritivos. Isso porque grande parte dos nutrientes é perdida durante o processo de refinamento.

Em termos de calorias, não há muita diferença entre uma opção e outra. Mas os alimentos integrais ganham disparado no quesito saúde, podendo reduzir riscos de doenças cardíacas, diabetes e obesidade.

Saiba escolher as carnes

As carnes magras são alimentos perfeitos para o consumo durante o verão, pois o organismo consegue digeri-las mais facilmente, o que evita desconfortos estomacais e intestinais. A forma de preparo também vai interferir, portanto prefira as grelhadas ou assadas, deixando de lado as frituras. Se optar por fritar, evite as gorduras vegetais; o ideal é usar banha de porco.

Os peixes podem compor uma ótima alimentação para o verão. Além de saborosos, contêm ômega 3, ingrediente que ajuda a estabilizar a frequência cardíaca e proporciona benefícios à saúde.

Monte um cardápio equilibrado

O segredo é se programar para saber o que comer durante o dia. Quer alguns exemplos de cardápio? Veja só:

  • café da manhã — iogurte com farelo de aveia e pedaços de frutas;
  • almoço — peixe grelhado, acompanhado de salada de folhas verdes, tomate, beterraba e cenoura;
  • lanche — vitamina de banana, suco de laranja ou suco detox;
  • jantar — arroz integral com pedaços de frango refogado e salada de folhas.

A alimentação no verão deve ser menos calórica e mais leve. Isso vai proporcionar bem-estar e disposição para realizar as tarefas cotidianas. Tome também os seguintes cuidados:

  • evite a exposição exagerada ao sol;
  • reforce o uso de filtro solar;
  • use roupas leves;
  • procure manter os ambientes fechados mais frescos com sistemas de ventilação e umidificação.

Viu como a alimentação no verão pode ser gostosa e prática ao mesmo tempo? Com certeza seu corpo vai agradecer. Aproveite para compartilhar nossas dicas nas redes sociais e ajudar seus amigos!

2,862 Comments