6 tipos de medicina complementar para melhorar a saúde do paciente

Desde os primórdios, o ser humano busca maneiras de curar doenças, diminuir dores e aumentar a expectativa de vida. Por séculos, muitos métodos foram desenvolvidos, e, hoje, além da medicina tradicional, há inúmeros tipos de medicina alternativa.

As práticas alternativas ajudam no combate às dores, aliviam o estresse e auxiliam no tratamento de problemas físicos e mentais. Muitas vezes, são aplicadas isoladamente, mas podem ser combinadas com a medicina tradicional.

Neste artigo, vamos mostrar 6 tipos de medicina alternativa. Você vai entender como essas técnicas podem ajudar e as principais indicações. Confira quais são!

Tipos de medicina alternativa

1. Acupuntura

Técnica milenar chinesa, a acupuntura é baseada na estimulação de pontos no corpo por meio de agulhas. O tratamento é capaz de tratar doenças físicas e emocionais. Por meio da inserção das agulhas, a acupuntura causa uma estimulação nas terminações nervosas. Esse estímulo envia uma mensagem ao cérebro e desencadeia diferentes efeitos no corpo, como ação anti-inflamatória e analgésica. A acupuntura é indicada como tratamento para sinusite, asma, enxaqueca, artrite, insônia, entre outros. A técnica melhora os sistemas imunológico e neurológico.

2. Ayurveda

Essa terapia milenar indiana trabalha corpo, alma e mente com técnicas que incluem alimentação, massagem, aromaterapia e fitoterapia. A ayurveda se baseia no equilíbrio energético para alcançar bem-estar físico e mental. Essa medicina é auxiliar no tratamento para diversas condições de saúde, aliviando e prevenindo sintomas. Dentre os problemas que podem ser tratados, estão a pressão alta, dor crônica, alergia, ansiedade e depressão.

3. Homeopatia

Usa as mesmas substâncias que causam as doenças, porém, em pequenas doses diluídas. Dessa forma, trata doenças e previne patologias. O médico homeopata avalia o paciente como um todo, equilibrando e tratando o indivíduo de forma global, e não somente a parte do corpo que está doente. O tratamento pode ser usado em diversas doenças. É recorrente a busca de acompanhamento homeopático para problemas respiratórios, dermatológicos, infecções recorrentes e problemas psíquicos.

4. Shiatsu

Terapia oriental milenar que tem como finalidade equilibrar o corpo para proporcionar saúde e bem-estar. São usadas as mãos e os dedos para pressionar pontos vitais do corpo. Dessa forma, ativa-se a energia. O objetivo principal do shiatsu é restabelecer o funcionamento do organismo, refletindo na solução de problemas físicos e psicológicos. É bastante procurado para tratamento complementar de dores crônicas, enxaqueca, problemas gastrointestinais, sintomas de TPM, insônia, estresse e depressão.

5. Naturopatia

Uma ciência da saúde que combina terapias tradicionais, naturais e modernas com medicina científica. São usadas técnicas de hidroterapia, terapias florais, quiropraxia, massoterapia, entre outros. A naturopatia trata cada um dos pacientes de maneira individual. São considerados os estados mental, emocional, físico e espiritual para buscar alternativas que promovam o bem-estar.

6. Integrativa

A saúde integrativa atua com diversas vertentes, integrando paciente e médico na busca de uma solução para problemas de saúde. São usadas musicoterapia, homeopatia, acupuntura, aromaterapia, medição, entre outros. Ela vê o paciente como único e busca tratamento individual. A abordagem trata mente, corpo e alma.

A saúde integrativa reafirma a importância da relação entre o paciente e o profissional de saúde, propondo uma parceria entre ambos para a manutenção da saúde. Começa, assim, por colocar o paciente como ator principal no processo, como seu próprio agente de saúde. O paciente passa a participar ativamente da própria saúde, pois ela é, também, uma responsabilidade individual.

A rede privada ampliou bastante o atendimento nos planos de saúde para esse campo de cuidados com o indivíduo.

Os vários tipos de medicina alternativa servem como complemento. A maioria surgiu antes da medicina tradicional e oferece bons resultados para os inúmeros tipos de patologias clínicas e psicológicas.

Você já fez tratamentos com algum tipo de medicina alternativa? Então, deixe seu comentário no post compartilhando a sua experiência!

879 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.